* * Bem Vindos * *

13 setembro 2010

E quem disse que só as borboletas sao coloridas e lindas?

Tá bem...eu assumo que algumas dão um certo nervosinho, mas temos que concordar que possuem um colorido lindo. A maioria delas são larvas de mariposas.




Tetrio (Pseudosphinx tetrio) é encontrada no Brasil, México e Texas. É da familia Sphingidae.



Red-footed-wuzzy fuzzy parece que ainda nao foi classificada cientificamente. É encontrada na Costa Rica. Nao consegui encontrar maiores detalhes e nem sua forma adulta. Parece uma pantufinha né? huahauhaa



A Lagarta Spurge hawk(Hyles euphorbiae) é européia e pertence a familia Shingidae. É usada como agente de controle biológico de uma certa plantinha.




Saddleback (Acharia stimulea) é encontrada na América do Norte e pertence a família Limacodidae.



Lagarta Stinging Rose (Parasa indetermina) pertence a família Limacodidae. Também é americana.



A Cecropia (Hyalophora cecropia)é considerada a maior mariposa americana. Pertence a família Saturniidae. A fêmea pode atingir 130 mm. As larvas sao encontradas nas folhas de Bordo (planta símbolo do Canadá).



Datana major pertecence a familia Notodontidae. É a praga das azaleas. ë encontrada também aqui no Brasil.



Hickory horned devils (Citheronia regalis) é uma mariposa norte americana da familia Saturniidae. Atinge de 9.5 a 15,5cm.


Old World Swallowtail (Papilio machaon) é uma borboleta da família Papilionidae. Encontrada na Europa, Ásia e também na América do Norte.



Lagarta da Monarca (Danaus plexippus). É a borboleta mais conhecida da América do Norte. Também é encontrada na Nova Zelandia e Europa. Pertence a familia Nymphalidae.

Vale lembrar que as mais perigosas, são as que se transformam em mariposas. As venenosas têm cerdas no corpo, parecidas com pequenos pelinhos, cheias de glândulas de veneno. Essa substância é utilizada como defesa natural contra os predadores. No homem causam grande irritação. As que viram borboletas são, em geral, inofensivas.




Um comentário: